quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

XII EMEL - Encontro Maranhense de Estudantes de Letras



Estão abertas as inscrições para o XII EMEL que será realizado na Universidade Federal do Maranhão.


As inscrições e demais informaçoes podem ser feitas no seguinte website:

Reconstruindo a Atenas Brasileira: um novo olhar sobre o Maranhão das Letras


Nosso objetivo é unir os estudantes de Letras de todo o estado em torno de questões relativas à nossa cultura, à nossa literatura, à nossa produção científica, aos nossos problemas. A insistência no "nossa(o)" se dá devido ao fato de que somente NÓS temos interesse em discutir tais temas,
porque é a nós que dizem respeito e, sem eventos como este que pretendemos fazer, jamais alcançaremos destaque no cenário nacional.

Constatamos que o maior problema dos estudantes e nos cursos de Letras como um todo (postura de professores, coordenadores etc.) é a crença de que oMaranhão é um estado carente, de pessoas mal-educadas, além da ideia implícita de que nunca seremos nada mais que meros copiadores e consumidores do que vem defora.

Essa tendência se confirma nos eventos, em que os minicursos maisprocurados são sempre aqueles cujos professores são do Centro-Sul,assim como as palestras, oficinas etc.; nos livros estudados, quequase nunca são de maranhenses, a despeito da produção existenteno MA; e na falta de interesse por autores literários maranhenses,como um de nossos executivos estaduais, Moisés Abílio, e muitos outros, que devem ter seutalento e esforço reconhecidos.

É evidente que não desconsideramos as condições de desenvolvimento humano de nosso estado, contudo não podemos ignorar nossa riquíssima memória científico-cultural, principalmente no âmbito literário, o que já rendeu a São Luís o epíteto de “Atenas Brasileira”, a que aludimos em nosso tema. O Maranhão é talvez o estado do Nordeste que mais “gerou” escritores na história da Literatura Brasileira, e está entre os estados do Brasil com a maior quantidade de poetas e literatos consagrados, como Graça Aranha, Gonçalves Dias, Arthur Azevedo, Aluísio de Azevedo, Ferreira Gullar, entre outros.

Assim, buscando alterar o quadro de servilismo cultural da sociedade maranhense, e dando continuidade à tradição e importância de um fórum desse patamar, que ao longo do tempo já esteve consolidado como um dos maiores encontros estaduais, é que sentimos a necessidade e o prazer em apresentar esse projeto para que possa ser discutido e construído propostas para engrandecer e reativar o curso de Letras no estado do Maranhão.

seja o primeiro a comentar!