quarta-feira, 7 de março de 2007




Chega mais perto e contempla as palavras.
Cada uma
tem mil faces secretas sob a face neutra
e te pergunta, sem interesse pela resposta,
pobre ou terrível que lhe deres:
Trouxeste a chave?
Carlos Drummond de Andrade

Culturalmente atribuímos à palavra um peso fundamental, pois a partir do momento que as relações sociais se tornaram mais complexas, as palavras alcançaram uma dimensão que ultrapassa o oral, sendo exercitada também na dimensão escrita. Através dos textos foi possível, portanto, difundir idéias, sistematizar e acumular conhecimentos.
Ler e escrever são atos de comunicação, e a comunicação é o canal que nos possibilitou e possibilita a apreensão de aspectos culturais existentes na sociedade. Comunicação e cultura são indissociáveis.

O Blog da Executiva Nacional d@s Estudantes de Letras, é um canal de comuniação que visa valorizar e publicar diversos textos (poema, crônica, conto, artigo ou resenha) escritos pelos estudantes de Letras de todo Brasil. Os interessados deverão enviar alguns breves dados pessoais (nome, idade,contato, etc), o nome da instituição em que estuda e seus respectivos textos para blog@exnel.org.br. O Blog será atualizado semanalmente, e os textos manterão os devidos créditos aos autores.

Estamos, portanto, em boa companhia. E temos de troco, uma boa sugestão, se cada leitor preocupado com a leitura do próximo, sobretudo leitores-professores, leitores-pasi-e-mães, leitores-tios-e-tias, leitores-avôs-e-avós, montar sua própria antologia e contagiar por ela outros leitores, sobretudo leitores-alunos, leitores-filho-e-filhas, leitores-sobrinhos-e-sobrinhas, leitores-netos-e-netas, por certo a prática de leitura na comunidade representada por tal círculo de pessoas, terá um sentido mais vivo. E a vida será melhor iluminada pela leitura solidária de histórias, de contos, de poemas, de romances, de crônicas, e do que mais falar a nossos corações de leitores que, em tarefa de amor e paciência, apostam no aprendizado social da leitura.”( Marisa Lajolo)

Vanelise Bernardes, Letras-Português/Inglês - Universidade Estadual de Goiás (UEG). Cidade de Goiás.


3 comentários

Cadê o Revisor? disse...

Belas iniciativas (tanto a entidade quando o blogue).
As Letras necessitam de estímulos assim. Este trabalho, que, além de meio de divulgação, é um excelente foro de discussão de letrandos e letrados, promete para ampliar as perspectivas de nossos cursos e profissões.
Parabéns e obrigados.

Pablo
http://cadeorevisor.wordpress.com
www.orkut.com/Community.aspx?cmm=121138

Nunes disse...

Oba! Muito bom Diogo. Mais um espaço de interação e divulgação do MEL e suas bandeiras de lutas.
Abraços a todos(as)
Rafel Nunes

Anônimo disse...

Di!!!

Parabéns pelo seu trabalho...
De letra em letra,
Unindo estudantes!!!

Beijo grande.
Saudades!!!

Mila.

Postar um comentário

<<